"Essa segunda-feira começo a dieta", é a frase mais dita em toda a história da humanidade 😆😁😄...e eu também já fiz parte disso.
A hora é agora! A hora de começar é agora! Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Muitas pessoas vivem sonhando em emagrecer, mas não para seguir essa ditadura alucinada da magreza e sim para se sentir bem consigo mesmo e para ficar saudável (mente e corpo, afinal não adianta emagrecer e ficar neurótico com comida).
As pessoas que emagrecem rápido com dietas muitas vezes sentem dificuldade em manter o novo peso, pois não realizam a transformação efetiva da alimentação. É possível emagrecer com reeducação alimentar através da mudança de conceito da relação com a comida.
"Se o seu desejo é emagrecer: procure orientação de um nutricionista capacitado, fuja das dietas radicais, não tome medicamentos desnecessários, consuma alimentos naturais e evite os ultraprocessados, seja feliz com o que você come, não tenha pressa (você não engordou em uma semana e por isso não vai emagrecer em uma semana), pare de contar calorias dos alimentos, não espere para ser feliz quando alcançar o "famoso corpo perfeito" (isso não existe), faça uma simples reeducação alimentar (coma normalmente, conforme o seu corpo permite e sua cultura oferece), pratique algum tipo de atividade física com orientação profissional, observe e cuide dos seus sentimentos", Natália Stedile, nutricionista e mestre em biotecnologia.
Então vamos às recomendações para essa mudança de hábitos:
1-Organize-se e planeje-se
Escolha um dia da semana para fazer as suas compras e assim terá por 7 dias os alimentos e produtos necessários para seguir o seu plano alimentar.
2-Coma devagar
Ao mastigar pouco, o alimento chega em pedaços muito grande no estômago e esse órgão sofre para fazer a quebra deste alimento, isso resultará em má digestão, gases, distensão abdominal, etc. O cérebro demora um pouco para entender que você já comeu o suficiente. Os estudos dizem que este tempo é de 15-20 minutos.
3-Prato ideal
As quantidades são variáveis, pois cada pessoa tem as suas necessidades energéticas. Basicamente, deve colocar no seu prato: 1 tipo de carboidrato preferencialmente integral (arroz, batata, massa...) + 1 tipo de proteína (todos os tipos de carne, ovos...) + hortaliças (legumes e verduras) + gordura (da própria carne/ovo, do azeite para temperar a salada..) + leguminosas (feijão, grão de bico, milho, soja).
4-Cuidado com os lanches entre as refeições
Bolachas, iogurtes saborizados artificialmente, chocolates açucarados, refrigerantes, aperitivos fritos, barra de cereais e granola açucarada, lanches com massas folhadas e outros. Esses alimentos possuem grandes quantidades de gordura e açúcar. Há outros alimentos nutritivos, claro que a quantidade do que se come também faz a diferença, como frutas frescas, iogurtes naturais, chocolate amargo, chás sem açúcar, cereais, queijo branco, e outros.
Sugestões: tomate cereja com manjericão e pedaços de queijo, iogurte natural com frutas, lascas de coco, pão integral recheado com cenoura ralada e rúcula.
Ficou mais fácil com essas informações, não é? Lembre-se, emagrecimento saudável e duradouro é um processo. Procure acompanhamento profissional de um nutricionista. Não desista, comece agora!
Informações:
Manual Reeducação alimentar para emagrecer - Natália Stedile
Postar um comentário