O uso da ledterapia vem crescendo muito nos tratamentos estéticos. Durante os meus atendimentos estéticos as pessoas sempre me perguntam como a luz LED pode ter efeitos na nossa pele, para responder essa curiosidade resolvi escrever esse post.
Os principais benefícios da ledterapia são: atua de modo eficiente no processo de rejuvenescimento, redução de manchas, hidratação da pele. É uma técnica segura que não causa danos térmicos e traz resultados satisfatórios.
A luz LED (Light Emitting Diode) é uma fonte de luz com efeito intracelular, ou seja, ocorre uma estimulação direta das células. Contribuindo para a proliferação de fibroblastos, maior síntese de colagénio, produz efeitos antioxidantes e bactericidas, com o aumento do metabolismo mitocondrial.
Cada cor da ledterapia corresponde a um específico tipo de tratamento da pele. Cada cor apresenta um comprimento de onda diferente e alcança níveis de profundidade na pele. A figura a seguir representa como as cores penetram na pele.
![]() |
Fonte: MMO Tecnologia para a Saúde (2020) |
LED Azul
Tratamento estético: Tratamento da acne e afecções causadas por bactérias e fungos. Tratamento na hidratação da pele e fortalecimento da barreira de proteção da pele nos processos de envelhecimento. Tratamento das manchas de acne.
LED Verde
Faixa de comprimento onda/cor: 495-570 nm
Tratamento estético: Tratamentos para manchas que demandam a inibição da produção excessiva tanto de pigmentação quanto de melanina, pois inibe o estímulo dos melanócitos.
LED Âmbar ou Amarelo
Faixa de comprimento onda/cor: 570-590 nm
Tratamento estético: Tratamento de rugas e linhas. Tratamento de estrias mais superficiais.
LED Vermelho
Faixa de comprimento onda/cor: 620-750 nm
Infravermelho 750-1200 nm
Tratamento estético: Rejuvenescimento facial, tratamento de rugas e linhas, elasticidade e firmeza
da pele. Tratamento de estrias superficiais e profundas, bem como de gordura localizada e celulite.
Tratamentos para alívio da dor com efeito analgésico e anti-inflamatório, além de acelerar a reparação
tecidual.
Em tratamentos estéticos profissionais a ledterapia é inserida dentro de protocolos, como limpeza de pele, peelings, tratamentos corporais redução de gordura e outros. O tempo de uso da luz LED vai variar de acordo com a indicação do fabricante da máquina.
Alguma vez já usou ledterapia?
Cuidem-se!
Até breve!
Fontes consultadas:
FERREIRA, Ana Flávia; BOMFIM, Fernando Russo Costa do. Efeitos do Light Emitting Diode na
Reparação do Colágeno. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 01,
Vol. 01, pp. 151-163, Janeiro de 2018. ISSN:2448-0959
PIMENTEL, ML; MACIEL, EP. Fototerapia com laser e leds baixa potência no rejuvenescimento facial. Anais do 24 Simpósio de TCC do Centro universitário ICESP. 2022. 128-135.
Postar um comentário