Cosméticos vegan, naturais, biológicos ou cruelty-free?

 

Imagina usar cosméticos que deixam a sua pele maravilhosa, que fazem bem para a sua saúde, são naturais, não provocam sofrimentos aos animais com testes? Que máximo! Eles existem. Isso também lembra aquelas avós e mães que sempre tinham uma boa receitinha natural para hidratar o cabelo. A diferença aqui é que vamos tratar de como a cosmetologia e o mercado estão lidando com esse assunto.

A vida é um aprendizado diário, ainda bem, é espetacular aprender coisas novas. E você, sabe diferenciar cosméticos naturais, vegan, cruelty-free e biológicos?

A primeira vista parece tudo igual, não é? Nem tudo que é natural é biológico (orgânico), e muitos produtos vegan podem ter ingredientes testados em animais. Por exemplo, o mel é muito utilizado na composição de cosméticos para hidratação, ele é um ingrediente natural, não é vegan, pode ou não ser biológico e cruelty-free. Ahh...agora confundiu tudo 😆😁     

Vegan é um modo de vida que as pessoas recusam não apenas a ingestão de alimentos derivados de animais, mas também a utilização de produtos que contenham alguma coisa animal, como roupas e objetos em pele, lã. Cruelty-free significa que os ingredientes são livres de testes com animais.

Os cosméticos naturais são derivados da natureza, não contém parabenos, fragrâncias ou corantes artificiais, derivados de petróleo, silicone. Vamos lembrar que o petróleo é um composto orgânico gerado pela decomposição lenta de animais e plantas em ambiente sem oxigênio ao longo de milhares de anos.

Os biológicos são livres de ingredientes sintéticos e modificação genética, são produzidos sem pesticidas e com cultivo sustentável. Muitos dos produtos que usamos são naturais, por terem ingredientes da natureza, mas não são biológicos, por terem produtos sintéticos.     

Os benefícios desses 4 tipos de cosméticos é que possuem uma boa compatibilidade com o corpo humano, nutrindo e penetrando completamente no cabelo, pele, unha. Não são nocivos e tóxicos a nossa saúde.

 Como encontrar esses cosméticos?

É muito importante ter a consciência do que estamos comprando, o consumidor também cria tendências de mercado. Como consumidores, podemos pesquisar as marcas que gostamos, procurar selos e certificações que confirmem a veracidade daquilo que o produto afirma ser, estude os rótulos e os ingredientes.

Para ajudar a ter mais informações sobre certificações mundialmente reconhecidas consulte o site EcoMundo.  

A nossa próxima postagem terá receita de um cosmético natural, vegan, cruelty-free e biológico. E tem mais, uma receita fácil e com ingredientes acessíveis. Boomm demais😍👀  

Deixe o seu comentário abaixo.


2 Comentários

  1. Artigo esclarecedor. Sempre tive dúvidas sobre esse assunto. Traga mais posts assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que ótimo que ajudou a esclarecer. É bom saber para continua a postar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem