Sempre perguntam sobre colagénio em meus atendimentos estéticos. Surgem dúvidas como:
Tomar a partir de qual idade? Funciona mesmo?
Para acabar com as dúvidas, esse post está vitaminado 😊😁😀😄
O colagénio é uma proteína fibrosa, representa de 25% a 30% das proteínas totais do organismo. Dentro dos mais variados tipos de colagénio, o mais abundante é o colagénio tipo I que é responsável pela manutenção da resistência mecânica dos ossos.
Com o passar dos anos, a síntese de colagénio diminui, principalmente a partir dos 30 anos, as fibras elásticas tornam-se deformadas e menos flexíveis. Existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco, é o envelhecimento natural causado pela idade; o extrínseco, caracterizado por agressões externas, como a exposição excessiva aos raios ultravioletas, (ver post sobre Fator de Proteção Solar), poluição, fumo, álcool. Sendo que 80% dos sinais visíveis causados pelo envelhecimento da pele são originados pelos raios ultravioletas, pois é!!! Esse último tipo é mais danoso e agressivo em relação ao intrínseco.
Muito é falado sobre os benefícios de antioxidantes, mas o que é isso? Antioxidantes são substâncias que retardam ou inibem a oxidação, são responsáveis pela redução de lesões causadas pelos radicais livres.
A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um ótimo antioxidante. A ingestão adequada de vitamina C age prevenindo o acúmulo excessivo de radiais livres, ajudando a combater o envelhecimento e...uma ótima notícia...está diretamente ligada a síntese de colagénio e elastina. Quando há deficiência de vitamina C a absorção do colagénio é prejudicada.
Também não vai adiantar ingerir colagénio e continuar com o açúcar em excesso, esse causa o processo de glicação, que são as quebras das fibras de colagénio. Esse processo acontece quando uma molécula de glicose une-se ao colagénio ou elastina. Essa união formam complexos de açúcar e proteína, denominados AGEs, por esse motivo da proteína não estar funcionando da forma correta ocorre um envelhecimento precoce da pele.
As características de uma pele glicada são manchas, desidratação e ressecamento da pele. Para tratar pele glicada primeiramente é preciso uma alimentação saudável sem excesso de açúcar e a radiofrequência (para saber mais clique aqui).
Conclusão...ingerir colagénio funciona e tem ótimos resultados, mas não adianta colagénio sem a vitamina C estar adequada as necessidades do organismo. Alimentação balanceada e a ingestão de água também são fatores importantes para manter uma pele bonita. Para saber sobre suplementação alimentar de vitamina C procure um profissional da área.
Não se trata de seguir um padrão de beleza ideal e perfeito. Envelhecer é inevitável e natural, mas podemos ter a nossa pele tratada. Cuidar agora da pele refletirá no seu futuro. Viva a sua beleza.
Até a próxima!
Fonte:
Colágeno: uma abordagem para a estética
Verdade a deficiência de colágeno e a vitamina C é assunto muito serio.
ResponderExcluirPostar um comentário