Há pessoas que não se importam com as próprias estrias e outras sentem-se incomodadas. Mas uma coisa é fato: fazem parte da nossa história!
Quando olhamos para elas lembramos o momento que surgiram, sejam por boas recordações como durante uma gravidez, ou por não tão boas memórias como aumento de peso. Aceitar as estrias é entender a nossa história e fortalecer a autoestima da beleza. A procura por tratamento para que as pessoas sintam-se melhores com o corpo não é um problema, desde que isso não afete a autoestima.
Existem alguns mitos sobre as estrias, mas antes vamos conversar sobre o que é, causas e as formas.
As estrias são definidas como lesões em trajeto linear com rápido estiramento das fibras elásticas e ruptura da pele, formando "cicatrizes". Apresentam dois estágios: rosadas (ou iniciais, possuem aspecto inflamatório e coloração rosada) e atróficas (ou brancas, com o colagénio desorganizado e fibras elásticas rompidas). As causas são:
-estiramento abrupto da pele como gravidez, obesidade, puberdade;
-mudanças endocrinológicas como distúrbios hormonais;
-processos infecciosos que produzem danos às fibras elásticas, há casos clínicos de estrias após febre tifóide, reumática, hepatite;
-predisposição genética.
Vamos aos mitos:
1-Toda gravidez causa estria
Embora seja comum o surgimento de estrias na gravidez não é uma regra. É possível evitá-las através de uma alimentação balanceada, hidratação tópica da pele, beber água.
2-Homens não tem estrias
Apesar das mulheres apresentarem quantitativamente mais estrias, os homens também tem. Muitos acabam tendo na região dos braços quando fazem treinos para aumento muscular, pois acontece uma hipertrofia que tenciona a fibra da elasticidade da pele.
3-Estrias clareiam com o sol
Pelo contrário, se a pele não estiver com proteção solar pode piorar o aspecto. O sol em certos horários e excesso pode causar queimaduras na pele. Para saber qual é o melhor filtro solar para a sua pele clique aqui
4-Há como eliminar de vez as estrias brancas
Nesse estágio elas já são cicatrizes, pois o grau de rompimento das fibras já é avançado. Mas os tratamentos estéticos podem suavizá-las através da renovação celular do colagénio local, resultando em uma redução incrível das estrias.
Então...já chegamos no assunto do próximo post...vamos entender os tratamentos estéticos das estrias. Não existe milagre, temos que ser verdadeiros e realistas, mas os resultados são maravilhosos, palavra de uma esteticista😊
Até a próxima!
Para saber mais:
Obrigada pelas informações sobre estrias, com os distúrbios hormonais a pele realmente fica seca passarei a hidratá-la mais.
ResponderExcluirPostar um comentário