Olá! Já ouviu falar sobre os biotipos corporais? Sabia que cada biotipo tem treino e alimentação adequados? Saber o seu biotipo ajuda muito a otimizar os resultados.
Não existe melhor ou pior biotipo, as pessoas tem diferentes estruturas e morfologias corporais. Esse post tem o intuito informativo e apoia a diversidade das belezas👏. Para realizar treinos e mudança de alimentação de acordo com os biotipos, é recomendado a avaliação e acompanhamento por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo.
Para começar a nossa conversa....biotipo corporal corresponde ao modelo de corpo que pode ser influenciado pela quantidade de gordura, massa muscular, metabolismo, constituição óssea. Através dessas características é possível classificar o biotipo em: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo.
Geneticamente nosso corpo está enquadrado dentro dessa classificação, mas não quer dizer que não podemos modificar o biotipo. Atividade física e alimentação podem alterar a aparência física de uma pessoa, chamado de somatotipo, mas ao parar com essas duas práticas pode-se retornar ao biotipo original.
As principais características dos biotipos estão no quadro à seguir:
Treinos e alimentação para cada biotipo:
Ectomorfo
Treinos: priorizar treinos de força mais pausados como musculação e pilates, para aumentar a massa muscular.
Alimentação: recomendado aumento de consumo de proteínas, além de gorduras saudáveis, carnes magras, vegetais, frutas e cereais integrais.
Mesomorfo
Treinos: modalidades de resistência cardiorrespiratória e leveza como corrida, bicicleta, musculação com pesos moderados pois ganha-se massa muscular facilmente.
Alimentação: como apresenta maior facilidade de ganhar massa muscular não é preciso o aumento da ingestão de proteínas. É indicado alimentação mais equilibrada com menos industrializados, acúcares, frituras, carnes gordas.
Endomorfo
Treinos: exercícios de força e também aeróbicos, como elíptico e esteira.
Alimentação: é preciso ter mais atenção aos alimentos com maior concentração de hidratos de carbono, pois esses são necessários para dar energia mas o excesso é transformado em acúmulo de gordura localizada.
Agora....descobriu qual é o seu biotipo e entendeu o funcionamento do corpo? Compartilhe com seus amigos para que também saibam.
Até a próxima!
Fontes:
Recomendações de um nutricionista
Interessante, já entendi o meu biotipo tenho que diminuir mesmo o carboidrato e organizar a minha alimentação. Obrigada!
ResponderExcluirQue ótimo! Obrigada pelo comentário.
ExcluirPostar um comentário